domingo, 16 de agosto de 2015

A Lenda de Ruff Ghanor

Não conhecia o trabalho do Leonel, tive o primeiro contato no lançamento deste livro, em um Nerdcast, e é claro que fiquei muito empolgado para lê-lo, mas por alguns problemas não pode compra-lo na época, mas em um dia qualquer, a Vanessa do Insights Aleatórios me presenteou (para minha alegria) com um belíssimo exemplar. então decidimos que começaríamos a ler o livro juntos e em seguida faríamos um post contando nossa opinião sobre ele, demoramos um pouco para ler (por minha culpa, que estava envolvido em outras leituras) mas finalmente nesse mês de agosto conseguimos ler o livro (e foi surpreendentemente rápido), então o post desse mês é sobre A lenda de Ruff Ghanor o garoto-cabra. Tentei evitar ao máximo os Spoilers, mas ainda assim deve conter alguns.


Páginas: 320
Ano: 2014
Autor: Leonel Caldela
Editora: NerdBooks

SINOPSE: 
Nos confins de uma terra inclemente, assolada por monstros e governada pelo terrível dragão Zamir, ergue-se o mosteiro de São Arnaldo. Os clérigos tentam viver em paz, sob o jugo do tirano, quando encontram um estranho garoto. Uma criança selvagem, dotada de poderes misteriosos, que luta como um adulto. Seu nome é como um rugido: Ruff Ghanor.
Descendente de uma linhagem esquecida de reis, Ruff Ghanor pode ser o escolhido para combater o dragão. Vivendo no mosteiro isolado, ele cresce sob o peso de seu destino, cercado pelos amigos e amores de sua infância. Capaz de causar terremotos com as mãos e treinado desde cedo pelo rigoroso prior, Ruff tem um futuro de glória e sangue a sua frente.
Esta é a história de um jovem com um dever monumental, imposto por homens e deuses. Uma vida repleta de fúria e paixão, medo e fé. O início da jornada de um herói e de um rei.
Esta é a lenda de Ruff Ghanor.
A Lenda de Ruff Ghanor o Garoto-Cabra se passa em um mundo miserável, assolado pelas garras de Zamir, o último dragão vermelho, que com suas hordas de monstros espalham o terror e o medo por todo o reino. Ninguém está seguro. Mas no distante mosteiro de São Arnaldo, em uma fria e tempestuosa manhã, dois acólitos saem em busca de cabras desgarradas, em dado momento, nas proximidades de uma caverna, em meio aos trovoes eles conseguem distinguir algo... algo assustador, algo terrível. eles ouvem um rugido, mas não um rugido humano, era um rugido bestial, um rugido furioso, capaz de gelar a espinha, mas então eles ouvem algo muito pior, algo que faz seus corações pararem por um instante, algo que não deixa eles fugirem. Eles ouvem um grito, um grito de medo, o grito de uma criança. Os clérigos então seguem até a origem dos gritos, uma caverna chamada Túnel proibido, apavorados, mas incapazes de abandonar uma criança em perigo, eles avançam para a morte certa, mas o que eles veem dentro da caverna é absurdo, inimaginável, eles veem uma criança, nua, apenas com uma pedra afiada na mão, matando duas criaturas reptilianas com mais de dois metros de comprimento, mas o mais surpreendente viria a seguir, quando a terceira criatura esta prestes a atacar, o menino bate com as mão no chão e criam um terremoto que abre o chão que engole a criatura, esse como vocês devem saber é Ruff Ghanor, e isso é apenas o começo.
Ruff é levado ao mosteiro e apresentado ao prior, e este logo percebe que seu destino não é ser um mero aldeão ou mesmo um comandante da guarda, seu destino é destronar Zamir e tirar o reino das trevas. Mas para isso ele precisa ser treinado, deve aprender a ser um guerreiro, deve aprender a falar com os deuses. Ruff então vai viver em São Arnaldo, onde vai encontrar amigos e amores, Mas acima de tudo, vai receber o treinamento adequado para que ele venha a cumprir o seu destino... SE TORNAR UMA LENDA.

A pequena aldeia em volta do mosteiro de São Arnaldo


A história é narrada em terceira pessoa, de forma simples e de fácil entendimento, vai progredindo de maneira fluida que faz com que seja muito difícil largar o livro, os personagens são bem desenvolvidos com histórias bem construídas, sendo o prior o meu preferido (a história desse cara é fantástica!), as descrições de batalhas também são excelentes, fez com que eu me sentisse no meio da batalha, junto com os personagens, mas o melhor de tudo foi o plot twist, pra mim foi totalmente inesperado, deixando uma expectativa enorme para o próximo volume. O ponto negativo são os diálogos, alguns são muito bons, mas outros não condizem com a situação ou com o personagem, por exemplo quando um aldeão de sete anos xinga alguém de "sádico".

A lenda de Ruff Ghanor é uma boa história de literatura fantástica, com uma narração simples e empolgante, tem deslizes em alguns diálogos, mas nada que interfira na história ou no prazer da leitura. É um livro que eu recomendo a todos os que gostam de uma boa aventura, mas principalmente aos apreciadores da literatura fantástica brasileira.

E mais uma vez eu agradeço a Vanessa pelo presente incrível ^_^ 

Para aqueles que ainda tem duvidas em relação ao livro, recomendo que ouçam os áudio dramas de alguns trechos do livro, vou deixar aqui a minha dramatização preferida.



1 comentários:

*Maga do Chaos* disse...

Não foi nada, o importante é que você gostou. =D

Foi legal ver que temos o mesmo personagem favorito. Estou muito ansiosa pra ver como o Ruff se tornará rei, e que tipo de rei.

Sabe que passei batido por esses tropeços nos diálogos. Rsrs Vamos ver como será os próximos volumes agora.

Postar um comentário